Loading...

PNLD Literário amplia apoio à Educação

Em 2017, com o decreto nº 9.099, o PNLD passou também a adquirir e distribuir livros literários, englobando assim o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Com o novo escopo, também recebeu nova nomenclatura, passando a se chamar Programa Nacional do Livro e do Material Didático e incluiu outros materiais de apoio à prática educativa, como obras pedagógicas, aplicativos e jogos educacionais, materiais de reforço e correção de fluxo, materiais de formação e materiais destinados à gestão escolar, entre outros.

Realizada anualmente desde 2018, a introdução dos livros de literatura no PNLD representa um grande avanço para o programa. Partiu do princípio de que as obras literárias potencializam a capacidade de reflexão dos alunos sobre si, os outros e o mundo, ampliando o contato com a diversidade cultural, bem como aproximando o aluno de diferentes formas de expressão linguística. É, portanto, uma forma de aprofundar questões ligadas ao pleno exercício da cidadania. 

Foto de duas meninas, por volta dos 7 anos de idade, sentadas à mesa, uma ao lado da outra. A menina à esquerda lê um livro aberto à sua frente. Ela tem pele clara, cabelos pretos, lisos, longos e trançados e veste uma blusa azul escuro. A outra menina acompanha a leitura com um sorriso no rosto. Ela é negra, tem cabelos pretos, crespos, longos e trançados. Sua blusa é azul clara.

Obras literárias podem potencializar a capacidade de reflexão dos alunos e ampliar o contato das crianças com a diversidade cultural.

Inovações marcam evoluções recentes

Cada vez mais, o PNLD busca responder às transformações na Educação, bem como às mudanças específicas que ocorrem no ensino brasileiro.

O PNLD 2021, por exemplo, previu um formato muito diferente dos anteriores na produção de conteúdos para o Ensino Médio, já adaptados à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à reforma curricular. Incluiu obras dedicadas aos Projetos Integradores e ao Projeto de Vida, o que exigiu grande esforço das editoras e renovou a oferta de livros escolares.

Da mesma forma, o PNLD 2022 traz um programa inédito voltado para a Educação Infantil. Será a primeira vez que o programa distribuirá obras desse segmento também para os alunos. 

Para 2023, mais inovações à vista. O PNLD prevê, pela primeira vez, a oferta do livro escolar digital, reproduzindo e completando o livro impresso para o aluno.

Próximo Importância para escolas, professores e alunos