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Durante o período de isolamento social, em plena pandemia de covid-19, a adolescente indígena da etnia terena Adny Gonçalves de Oliveira, aluna de 8º ano do Ensino Fundamental, tinha a companhia de seus livros escolares em sua aldeia em Dois Irmãos do Buriti, Mato Grosso do Sul. Na tristeza da pandemia, o livro trouxe alegria à Adny. Encantada com os textos e as ilustrações, nas suas palavras, o livro foi um aliado indispensável quando as aulas faltaram.

Nos campos do Rio Grande do Sul, a professora Raquel Monteiro, na Escola Estadual Nova Sociedade, localizada em um assentamento agrário, atribui a esse recurso o papel fundamental de assegurar o acesso dos educandos à cultura, retratando a vida camponesa, dentro da perspectiva da realidade que vivem. Seus alunos adoram quando o recebem e, por isso, sempre os deixa conversar à vontade sobre o material antes de desenvolver uma atividade.

Em todas as regiões do país, as histórias se multiplicam, levadas por um fio narrativo em comum. No Brasil das grandes cidades e suas periferias; no país do campo, de florestas e agrestes; no país ribeirinho, com 7,5 mil quilômetros de litoral e infinitos rios, há pelo menos um bem cultural que chega a todos os 47.295.294 alunos: o livro escolar. Viaja por asfalto, terra, rio, canoa, caminhão, e chega pelas mãos de outro personagem essencial do Brasil continental: o entregador dos Correios. Vem na hora certa, intacto, embalado, com cheiro de tinta fresca, nas mesmas condições para a mais vulnerável das comunidades rurais ou a mais rica das cidades.

Para que as obras possam estar nas mãos de milhões de estudantes, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), as editoras desempenham um papel central, em um processo que se inicia muito tempo antes. Com o envolvimento de profissionais de uma variada gama de áreas de conhecimento, conteúdos pedagógicos são desenvolvidos tendo como parâmetros essenciais a qualidade, a precisão e a busca permanente do aprendizado efetivo de crianças e jovens. Um compromisso construído ao longo da história e que se renova a cada ciclo do PNLD.

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