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Os números do PNLD impressionam e tornam o programa uma das iniciativas desse tipo mais grandiosas em todo o mundo. Para além dessa constatação, porém, os dados são a tradução do que representam a produção e a distribuição de livros escolares em todo o território brasileiro. Cada exemplar faz diferença ao chegar a escolas específicas, com suas realidades próprias, e aos estudantes, individualmente, com suas necessidades e sonhos.

A primeira dimensão a ser analisada é a quantidade de exemplares, com os resultados expressivos que revela. Para a compra dessas obras, são utilizados recursos financeiros igualmente expressivos, que devem ser vistos não apenas de forma absoluta mas pela perspectiva do preço médio. Em seguida, os alunos e as escolas beneficiadas tratam especificamente do público a que se destina o programa. Vale ressaltar que oscilações nos números ao longo dos anos são, em geral, consequência do sistema de ciclos adotado pelo PNLD.

Também é essencial ter em mente que as obras didáticas estão diretamente ligadas ao contexto educacional do país. Assim como contribuem para a qualidade do processo de aprendizagem, são impactadas pelo maior foco e pelo grau de prioridade das políticas públicas de Educação. O PNLD é um ótimo exemplo dessa relação, e a compreensão de seu papel pode ser enriquecida pelo acompanhamento dos principais indicadores da área.

Entre as diversas dimensões do ensino-aprendizagem, destacam-se o acesso de crianças e jovens à escola, a porcentagem dos que conseguem concluir as etapas de ensino na idade esperada e a porcentagem de alunos com aprendizagem adequada, de acordo com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Para esses dados, utilizamos como referência o Anuário Brasileiro da Educação Básica, publicado pelo Todos Pela Educação e pela editora Moderna.

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