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Grandes números da Educação

Uma Educação de qualidade deve garantir lugar na escola a todas as crianças e todos os jovens, além de oferecer condições para que eles tenham sucesso na trajetória escolar e aprendam o esperado em cada etapa de ensino.

Acesso

Número de crianças e jovens na escola por faixa etária e etapa de ensino

37,0%

37

63

37,0%
das crianças de 0 a 3 anos estão em creches
De 0 a 3 anos - 2019
Total: 3.879.681

94,1%

94

6

94,1%
das crianças de 4 e 5 anos estão na pré-escola
De 4 e 5 anos – 2019
Total: 5.091.932

98,0%

98

2

98,0%
das crianças e dos jovens de 6 a 14 anos estão no Ensino Fundamental
De 6 a 14 anos – 2020
Total: 25.048.738

75,4%

75

25

75,4%
dos jovens de 15 a 17 anos estão no Ensino Médio
De 15 a 17 anos – 2020
Total: 8.290.471

Conclusão

Porcentagem de jovens de 16 anos que concluíram o Ensino Fundamental

Brasil – 2012-2020

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

68,6

74,4

73,4

74,9

75,0

76,0

75,8

78,4

82,4

Porcentagem de jovens de 19 anos que concluíram o Ensino Médio

Brasil – 2012-2020

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

51,7

53,6

55,7

55,9

58,9

59,3

63,6

65,1

69,4

Fonte: IBGE/Pnad Contínua. Elaboração: Todos Pela Educação (Anuário Brasileiro da Educação Básica 2021).

Nota: As estimativas levam em consideração a idade em anos completos em 31 de março, ou idade escolar.

Aprendizagem

Porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb

Brasil – 2011-2019

No 5º ano do Ensino Fundamental

2011

2013

2015

2017

2019

35,6

39,9

50,2

56,2

56,5

40,0

45,0

54,7

60,7

61,1

69,1

73,3

77,4

83,3

82,4

61,1%
têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa

2011

2013

2015

2017

2019

31,9

34,7

38,7

44,1

46,7

36,3

39,5

42,9

48,9

51,5

64,8

65,7

64,6

72,6

73,9

51,5%
têm aprendizagem adequada em Matemática

Rede privada

Rede total

Rede pública

No 9º ano do Ensino Fundamental

2011

2013

2015

2017

2019

21,8

23,6

28,7

33,8

35,9

27,0

28,6

33,9

39,5

41,4

60,1

59,3

64,3

70,0

70,4

41,4%
têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa

2011

2013

2015

2017

2018

11,6

11,2

13,2

15,5

18,5

16,9

16,4

18,2

21,5

24,4

51,1

47,5

47,3

53,6

55,8

24,4%
têm aprendizagem adequada em Matemática

Rede privada

Rede total

Rede pública

Na 3ª série do Ensino Médio

2011

2013

2015

2017

2019

23,3

21,5

21,9

22,7

31,0

29,2

27,2

27,5

29,1

37,1

66,9

60,7

60,3

67,5

74,6

37,1%
têm aprendizagem adequada em Língua Portuguesa

2011

2013

2015

2017

2019

5,2

4,9

3,6

4,0

5,2

10,3

9,3

7,3

9,1

10,3

42,6

34,7

28,9

39,3

41,3

10,3%
têm aprendizagem adequada em Matemática

Rede privada

Rede total

Rede pública

Fonte: MEC/Inep/Daeb - Microdados do Saeb. Elaboração: Todos Pela Educação (Anuário Brasileiro de Educação Básica 2021).

Nota: Para “nível de aprendizado adequado”, foram considerados os parâmetros estabelecidos pelo Todos Pela Educação, definidos como pontuações mínimas na escala do Saeb. São consideradas as seguintes notas de corte em Língua Portuguesa: 200, 275 e 300, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente. Para Matemática, as notas de corte são: 225, 300 e 350, para o 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, respectivamente

Correção em 29/4/22: a porcentagem de alunos com aprendizagem adequada no Saeb, no 9º ano do ensino fundamental, em 2017, em matemática, é de 15,5% (e não 15,2% como o gráfico indicava anteriormente).

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