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Foto de duas garotas, por volta dos 8 anos de idade, sentadas uma ao lado da outra, olhando para o mesmo livro, que está sobre uma mesa. As duas estão sorrindo. A menina à esquerda aparece de lado. Ela tem a pele branca, cabelos lisos pretos soltos, com uma trança em forma de tiara. A menina à direita aparece de frente. Ela é negra, tem os cabelos pretos crespos, presos em coque, usa um brinco pequeno e está de camisa azul claro.

Apresentação

Prezado leitor,

Temos a alegria de apresentar à sociedade brasileira a primeira edição do Anuário Abrelivros – Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais.

Trazendo informações, análises e números sobre o segmento de conteúdos escolares, o Anuário pretende se consolidar como uma ferramenta de comunicação com todos os níveis de governo e com a sociedade civil sobre a importância do livro escolar para o país.

Por isso, o foco desta edição inaugural, que também celebra os 30 anos da Abrelivros, é o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), uma das políticas públicas de Estado mais consolidadas das últimas décadas. Não é exagero dizer que não é possível contar a história da escola, da Educação, do livro (e da Abrelivros) no Brasil moderno sem falar da criação e do fortalecimento do PNLD.

Ao longo da leitura desta edição, queremos que jornalistas, educadores, gestores públicos municipais, estaduais e federais reconheçam o desenho, a dimensão, a complexidade e a relevância do PNLD para a Educação em um país com 47,3 milhões de alunos e 2,2 milhões de professores, seja em um olhar retrospectivo, uma análise presente ou uma prospecção futura.

Sem dúvida, é preciso conhecer o PNLD para defendê-lo, valorizá-lo e aprimorá-lo sempre, em qualquer tempo e governo. Mas é igualmente necessário entender plenamente esse programa para enfrentar os desafios da Educação contemporânea.

Esperamos que nossos leitores encontrem essas perspectivas nas páginas deste Anuário: uma contribuição da Abrelivros ao debate educacional brasileiro, que homenageia também uma política de Estado que atravessa gerações para construir uma Educação pública inclusiva, democrática e de qualidade para todos.

Por fim, gostaríamos de agradecer à equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por disponibilizar os dados estatísticos do PNLD, tão essenciais para esta publicação.

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