Vendas de livros cresceram, mas ainda estão longe do patamar do período de pré-crise

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Nielsen divulgaram na manhã desta quinta-feira (13), o primeiro Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2020. Na comparação com igual período de 2019, houve aumento de 9,95% no número de exemplares vendidos e de 8% no faturamento apurado com a venda de livros nos estabelecimentos monitorados pela Nielsen. Em números absolutos, a Nielsen diz que foram vendidos 3,6 milhões de exemplares o que redundou em faturamento de R$ 180,8 milhões.

Em 2019, que serve como base de comparação, o mercado vivia o auge das incertezas que rondavam Saraiva e Cultura, que juntas detinham, segundo estimativas do mercado, cerca de 40% do varejo de livros no País. O fechamento de lojas também impactou os números negativos da época. Além disso, os livros didáticos sumiram das livrarias no período de volta às aulas: com o pedido de recuperação judicial, editoras de livros didáticos buscaram outros caminhos para chegar aos seus consumidores.

Em relação a 2019, o gênero Infantil, Juvenil e Educacional, no qual a Nielsen classifica os livros didáticos, apresentou crescimento de 0,26 pontos percentuais na sua importância dentro do faturamento geral dos estabelecimentos monitorados. O preço médio desses livros ficaram 3,74% menores na mesma base de comparação.

As vendas, no entanto, não alcançaram as cifras de 2018, período pré-crise de Saraiva e Cultura. No primeiro período aquele ano, o varejo tinha apurado faturamento superior a R$ 216 milhões com a venda de 4 milhões de exemplares.

Clique aqui para baixar a íntegra do relatório.

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br

Midiamix Editora Digital desenvolveu esta publicação com Joomla